quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Elementos Básicos para Dançar

Olá bellydances,

Hoje vamos falar um pouco sobre os elementos básicos para dançar a DANÇA DO VENTRE. 




A bailarina sem a percepção do corpo, sua dança não passa de uma dança qualquer, então aqui estão três elementos essenciais na hora de dançar que estão interligados entre si: 

1º - A RESPIRAÇÃO: A respiração é a chave da espiritualidade, para atingir a alma da dança precisamos aprender a respirar e se conectar. 

Dançar exige uma boa eficiência respiratória e tem tudo haver com o nosso desempenho. A respiração é mais lenta e os movimentos respiratórios são controlados pelos músculos do abdômen inferior e não pela musculatura do peito. 

A respiração deficiente provoca uma queda substancial na qualidade da dança, o desgaste na dança se torna maior porque os músculos ficam tensionados e o equilíbrio e a sustentação do corpo são prejudicados. Além de prejudicar sua performance artística, a respiração inadequada pode causar também dores na coluna.

A respiração também atua diretamente sobre sua postura pois está relacionada com o diafragma, costelas, vértebras dorsais e abdome e é sobre a postura que falaremos a seguir. 




2º - A POSTURA: Todos os passos da dança do ventre partem de um princípio: A Postura Básica.
 
Para assumir a postura básica da dança do ventre, comece mantendo o equilíbrio e não forçando sua coluna. Mantenha uma postura ereta, garantindo que suas costas estão retas e seu peito para fora. Não pareça desleixada. Deixe os ombros pra trás e consiga um visual desperto. Dobre os joelhos de leve e não os trave enquanto estiver dançando, se fizer isso, será muito difícil fazer movimentos suaves e ondulantes com o torso confortavelmente. 


 A Postura Básica, é formada de:

JOELHO SEMI-FLEXIONADOS;
ABDÔMEN LEVEMENTE CONTRAÍDO;
QUADRIL ENCAIXADO.






A postura é parte importante no desenvolvimento dos movimentos da dança do ventre. Uma postura inadequada além de comprometer a dança prejudica e muito o corpo. Por isso, é necessário, mais uma vez, enfatizar a maneira correta de preparar o corpo para os exercícios. No vídeo abaixo mostra o movimento de encaixe e desencaixe de quadril:


A postura correta facilita a respiração correta que facilita movimentos corretos, que facilita uma dança correta!
Abaixo um vídeo onde a professora Isis Zahara ensina como melhorar a postura:



3º- A concentração:
É importante sabermos que ao dançar não estamos somente aprendendo novos movimentos, mas ensinando ao nosso aparato respiratório um novo padrão de comportamento, então saibam que sua calma interior e sua concentração vão ter um papel fundamental no controle respiratório, pois a respiração também está ligada a emoção, por isso que em uma apresentação o cuidado deve começar desde os bastidores poi o nervosismo e a ansiedade podem alterar seu padrão de forma negativa.

É importante aprendermos a concentrar só assim escutaremos a música, sentiremos os movimentos acontecendo e conseguiremos nos entregar verdadeiramente na dança sem se preocupar com a platéia, com o estrelismo, com o narcisismo e outras coisas mais. 

A dança do ventre exige concentração e interação da bailarina com ela mesma, com os músicos, com a música, com os movimentos, com o ambiente e com o público. Por isso se concentrar nesses fatores é tão importante para que a dança saia perfeita.




DICAS PARA EVITAR LESÕES NA DANÇA:


Toda forma de exercício pode gerar algum risco de lesão. Dança do ventre dentre os vários tipos de dança como o Ballet, Jazz e a Salsa, é uma das modalidades mais gentil com o corpo, mais ela também pode apresentar alguns riscos se não executada adequadamente por isso é importante ter uma professora que entenda não somente da dança em si, mas também tenha noção de correção postural na aplicação de determinados movimentos. A dança requer uma alta solicitação dos movimentos de rotação externa, flexão, extensão, e abdução do quadril, por isso é necessário mais atenção nesses pontos e não esquecer de alongar bem essas regiões. Por mais simples que sejam os movimentos a serem executados, nunca comece seus treinos sem alongar antes. Esses exercícios que antecedem a atividade física proporcionam mais flexibilidade ajudando a evitar qualquer tipo de lesão. 
Se enquanto estiver fazendo algum movimento sentir dor... 
A primeira coisa a fazer é avisar sua professora para que ela verifique e possa corrigir sua técnica, talvez você pode estar executando o movimento de forma errada.
Entretanto, você possa estar efetuando o movimento corretamente, mas seus músculos ainda não têm força para executá-lo, estude o movimento buscando saber quais músculos você está utilizando no movimento e procure exercícios que possam fortalecê-los.

Lembrando sempre de que a postura é a base para uma dança segura!



Beijos... Até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário