domingo, 17 de agosto de 2014

História da Dança do Ventre

Olá bellydances,

Hoje trarei para vocês um pouco do surgimento e origem da dança do ventre. Vamos embarcar nessa volta aos tempos antigos para compreendermos um pouco sobre essa espetacular dança.




A DANÇA DO VENTRE é uma famosa dança praticada em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional.
De origem primitiva, datada entre 7000 e 5000 a.C. seus movimentos aliados a música e sinuosidade semelhante a uma serpente foram registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Pérsia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para tornarem mães.




A origem é controversa. É comum atribuir a origem a rituais de fertilidade no Egito, embora a Egiptologia afirme que não há registros desta modalidade de dança nos papiros - as danças egípcias possuíam naturezaacrobática. É possível que alguns dos movimentos, como as ondulações abdominais, já fossem conhecidos no Antigo Egito, com o objetivo de ensinar às mulheres os movimentos de contração do parto.




No oriente, a dança do ventre se chama raqṣ sharqī (رقص شرقي, literalmente "dança oriental"), ou raqṣ bládi (رقص بلدي, literalmente "dança da região", e, por extensão, "dança popular"), ou pelo termo turco çiftetelli (ou τσιφτετέλι, em grego).  O nome "dança do ventre" surgiu com os franceses, de "danse du ventre" e depois, houve a tradução para o inglês "bellydance".




Segundo SHAHRAZAD, Dança do Leste foi o nome dado a esta dança porque “significa onde o sol nasce, de onde a mulher recebe as energias e o poder do Sol”.
Madeleine Shahrazad, foi uma das  pioneira da Dança do Ventre no Brasil.


Madeleine Iskandarian (SHAHRAZAD), nasceu dia 1° de setembro em Belém, Palestina. Criou-se em Alepo, Síria e em Beirute, Líbano. De ascendência armênia, dançava desde os sete anos tendo a mãe como música em festas, tendo aos nove se apresentado para o Rei Abdallah da Jordânia. Casou-se na Síria e se mudou para o Brasil ( por volta de 1957 ). Tem como luta a valorização da arte a desligando da vulgarização. Shahrazad passou a dedicar-se à Dança do Ventre a partir do final da década de 70 no Brasil, embora já dançasse profissionalmente desde os sete anos em diversos países árabes, como conta em seu livro.



A Dança do Ventre no Brasil sua prática revela uma tendência de copiar os detalhes de cada cultura, para fins de estudo e aumento de repertório. O estilo brasileiro tem se revelado ousado, comunicativo, bem-humorado, rico e claro no repertório de movimentos.









Beijos... Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário