sábado, 6 de setembro de 2014

Dança com Taças

Olá bellydances,

Hoje iremos falar sobre uma dança misteriosa e envolvente, a Dança do Ventre com Taças!



Não se sabe ao certo sua origem, mas acredita-se que essa dança tenha surgido no ocidente. A dança com taças é uma variação da dança com o candelabro que é de origem egípcia.

Na dança do ventre quando se dança com as velas é para alguma comemoração, acredita-se que o fogo trás renovação, portanto essa dança é geralmente realizada em momentos festivos como casamentos, batizados e festa de aniversários, representando luz, vida e prosperidade. 




A bailarina precede a comitiva abrindo e iluminando o caminho, para que os homenageados tenham prosperidade e vida longa, tomando sempre o cuidado de manter a chama acesa, afinal o objetivo é trazer a luz. Ao final do espetáculo os homenageados ou a bailarina devem apagar as velas como de costume.




Em sua performance, bailarina trás em suas mãos taças, nas quais são colocadas velas acessas, que são manuseadas o tempo todo, iluminando partes do corpo da bailarina, por isso é indicado realizar em ambiente de penumbra, ou seja, com pouca iluminação. As taças ficam posicionadas entre o dedo indicador e médio ou entre este e o anelar.




A performance com taças é envolvente, expressa um ar de mistério e os movimentos com as mão são bem trabalhados. Com isso, essa modalidade de dança torna-se um verdadeiro espetáculo a ser apreciado. Essa dança exige da bailarina um caráter altamente interpretativo, esbanjando sempre sua feminilidade.
 



A bailarina deve mostrar delicadeza e habilidade no manejo das taças, que desenham formas no ar, iluminando e escondendo seu corpo no movimentar das mãos/punho e das chamas das velas. O trabalho de braços é muito valorizado.


 


Não há um ritmo determinado para essa modalidade da dança, mas o ideal é que a música seja lenta, clássica, instrumental ou até mesmo cantada mas que seja singela e misteriosa, afinal os movimentos dessa categoria são lentos e delicados e a bailarina pode executá-los no chão, com ondulações, redondos, camelos e oitos (infinitos).




 Além disso, as tacinhas são movimentadas com braços serpente, na altura do peito, acima dos ombros e da cabeça, fazendo giros e cruzando as mãos. Podem ser equilibradas na coxa e na cintura, acompanhando e delineando cambrês.


Para dançá-la não exige um tipo certo de traje, mas é sempre bom utilizar trajes com bastante brilho pois quando as velas iluminam o traje dá um contraste lindo ao olhos de quem vê.





Alguns cuidados devem ser tomados nessa modalidade, como tomar bastante cuidado com cortinas dos palcos, tanto na espera de entrada, quanto na performance em geral devem-se manter as chamas em uma distância segura.
 


Sempre colocar a vela dentro da taça com bastante firmeza, deixando sempre um pouco de cera no fundo para certificar que ela vai estar bem grudada e não irá cair, tombar ou apagar.
Não faça muitos giros fortes ou tombe demais a taça para não apagar a vela.
Cuide para que o cabelo nunca fica tão perto da vela para não correr risco de queimar o cabelo e arruinar o espetáculo.
Como todas as modalidades ponha bastante sentimento, para que todos sintam a mesma sintonia que você.




Vamos ver alguns vídeos onde as bailarinas utilizam muito bem essa modalidade de dança:

EM SOLO:
EM GRUPO:


Espero que vocês tenham gostado da publicação de hoje é sempre bom conhecer mais modalidades da dança do ventre e com certeza terá mais publicações sobre mais modalidades, não percam!



Beijos... Até a próxima!

Um comentário:

  1. Este texto é do Bellymaniacas Postado por Surya
    Fonte de Pesquisa: Salima Zahra

    ResponderExcluir